APLICAÇÃO DE PEÇAS E ARTEFATOS METÁLICOS
CONCEITO DE ARTEFATOS METÁLICOS

Os artefatos metálicos funcionam como acessórios que auxiliam o vazamento do metal líquido através do molde e dos machos/fêmeas de areia. Esses artefatos se classificam em grupos de funções, e atuam não somente como facilitadores, mas também como suportes para agilizar o processo produtivo da fundição.

CLASSIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS
Chapelins

O chapelim tem a função de apoiar um núcleo durante o vazamento do metal em fusão, podendo ser considerado, portanto, um separador.  Geralmente são revestidos de cobre ou estanho, prevenindo a oxidação durante o processo. Os formatos podem variar entre os de arruelas circulares, quadradas ou retangulares. As hastes podem ser redondas lisas, achatadas, roscadas ou de chapas.

Distanciadores

Os distanciadores têm a função de garantir as corretas dimensões das paredes entre os cilindros dos blocos de macho durante o vazamento do metal em fusão.

Resfriadores

Para a obtenção de um resfriamento uniforme e sem marcas de “rechupe”, utilizamos um produto denominado “resfriador”. Os resfriadores podem ser classificados em internos e externos, sendo ambos tradados superficialmente com estanho/cobre e pintura (tinta refratária), respectivamente.

Reforços

Para que o núcleo não se movimente durante o vazamento de metal, peças denominadas "reforços" são utilizadas para garantir a sustentação do macho de areia.

Porcas

No fechamento dos modelos de areia macho e fêmea, é necessário que haja um suporte de sustentação em suas pontas para evitar a ruptura dos mesmos. As porcas atuam junto dos tirantes para garantir o correto fechamento desses modelos.

Tirantes

Os tirantes atuam como suporte de sustentação para o fechamento de modelos macho + fêmea, e são utilizados com modelos de porcas para garantir o processamento correto dos blocos durante a fundição.

Grampos

Os grampos auxiliam na fixação externa dos machos de areia, ganrantindo um vazamento de metal sem riscos que possam afetar significativamente a qualidade da peça fabricada.

Peças Especiais

No caso das peças acima mencionadas não suprirem a necessidade do cliente durante o processo de fabricação, é necessário projetar e produzir um modelo de produto que atenda às especificações de medidas e qualificações exigidas pelo cliente.

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Google Places - o círculo branco

DESENVOLVIDO POR MILBRA ARTEFATOS MÉTALICOS LTDA

Milbra Artefatos Metálicos Ltda 

Rua Anderson Miquelute, 227 - Itinga

Araquari/SC | CEP 89245-000

(047) 3426-8009 / 3463-1795

milbra@milbra.com.br